Este prato italiano remonta à antiguidade tardia. Pensa-se que a palavra "pizza" terá aparecido pela primeira vez em 997. A sua origem é controversa: para alguns, a palavra vem do alemão bizoo, que significa "pedaço de pão", e para outros, do grego pitta, que significa "fouace" (bola de pão cozinhada em forno de lenha) ou "galette" (termo genérico que inclui o bolo rei ou a bola de carne).
Esta massa achatada assemelha-se a muitos dos pães que ainda hoje se encontram nos vários países da bacia mediterrânica. Ao longo do tempo e consoante a região, este "pão" foi sendo acompanhado por outros ingredientes. Não existe uma verdadeira cidade de origem da pizza, mas foi em Itália que ela se desenvolveu na Idade Média.
Com as primeiras feitorias e trocas comerciais entre países, o tomate e a búfala (cujo leite é utilizado para fazer mozzarella) chegaram a Itália, mais especificamente a Nápoles. Os napolitanos foram os primeiros a cobrir o seu pão com tomate. Inicialmente, este prato simples era vendido nas ruas de Nápoles, cozinhado num forno a lenha.
Foi em 1780 que a primeira pizza italiana moderna viu a luz do dia, a pizza Margherita (pão, tomate, queijo), confeccionada por Raffaele Esposito em honra da rainha Margherite, que gostava muito das suas pizzas. Esta pizza tem as cores da bandeira italiana: vermelho (o tomate), branco (a mozzarella) e verde (o manjericão). É um clássico que não pode faltar em nenhuma boa pizzaria.
Foi apenas na segunda metade do século XIX que a pizza atravessou as fronteiras italianas, com os primeiros imigrantes. As centenas de milhares de italianos que desembarcaram em França ou nos Estados Unidos introduziram a pizza no seu país de adoção. Com o tempo, a pizza tornou-se parte de um estilo de vida ocidental, abraçando todas as culturas sem nunca perder a sua identidade. No final da Segunda Guerra Mundial, os trabalhadores italianos introduziram o seu prato nacional no resto da Europa.
A primeira menção à pizza surgiu em 1903, no coração do antigo porto de Marselha, onde os napolitanos comiam pizza bianca e não rossa (com tomate).
A pinsa, ou pizza romana branca, teve origem na Roma antiga, por volta de 1700. Originalmente, a população camponesa italiana utilizava uma mistura de painço, cevada e espelta com sal e ervas aromáticas.
A pizza é uma receita tradicional italiana, originária de Nápoles, baseada numa fatia de massa de pão, coberta principalmente com azeite, molho de tomate, mozzarella e outros ingredientes e cozida no forno.
Foi no final do século XIX que Raffaele Esposito, considerado o pai da pizza moderna, decidiu dedicar uma pizza à Rainha Margarida de Saboia. Esposito tinha aberto em 1780 a "Pizzeria di Pietro e Basta Così". A pizza Margherita tornou-se a pizza mais famosa e popular do mundo. O prato era simultaneamente engenhoso e fácil de preparar, pois simbolizava a nova bandeira italiana. O manjericão representava o verde, a mozzarella o branco e o tomate o vermelho. Uma verdadeira obra de arte.
Yoann Mormile, o chefe francês de Bourg-en-Bresse, já campeão francês de pizza napolitana em 2021, ganhou o título de campeão mundial da pizza napolitana em Las Vegas, em março de 2023.
Sabia que?
Maestrella é a marca líder em França de queijo mozzarella e de queijos para pizza para a restauração e nº 3 na Europa, e é graças à nossa experiência que conseguimos liderar este mercado. Atualmente presente em mais de 60 países - incluindo Itália - a nossa mozzarella é utilizada e apreciada por chefes profissionais em todo o mundo. Provavelmente já comeu e apreciou a nossa mozzarella durante uma refeição num restaurante!
Adotados por muitos profissionais ao longo dos anos, acreditamos que os nossos queijos podem beneficiar ainda mais pessoas. É por isso que nos orgulhamos de lançar a nossa gama de queijos mozzarella para todos! Poderá encontrar a mozzarella do seu restaurante preferido para uma refeição em casa e talvez recriar aquele prato famoso que adorou.