É tempo de "faça você mesmo"! Os consumidores querem agora poder escolher a forma como as suas pizzas são criadas. Oferecer pizzas "feitas à medida" em vez de pizzas prontas a comer faz toda a diferença. As pizzas podem ser confecionadas de acordo com todos os gostos e orçamentos.
Desde a crise da COVID-19, o mercado dos snacks teve de mostrar agilidade para se adaptar aos novos hábitos de consumo.
Mais encomendas e entregas online, melhor conhecimento do processo de cozinhar e, consequentemente, maior exigência quanto à qualidade e proveniência dos produtos consumidos. Tudo isto são fatores que os profissionais do sector devem ter em conta para não perderem o interesse dos clientes pelos seus estabelecimentos.
Como se pode ver, o sector dos snacks está a sofrer grandes mudanças. Para que possa compreender melhor o que está em jogo, a Maestrella analisa as tendências atuais e os hábitos alimentares dos franceses, portugueses e espanhóis*.
As vendas de takeaway e o sistema drive-thru (compra sem sair da viatura) obrigam os profissionais do sector a destacarem-se com estratégias digitais adequadas. Em particular, assiste-se a uma explosão dos programas de fidelização digitais, que não só recompensam a fidelidade dos consumidores, como também permitem conhecer melhor os clientes, onde quer que estejam no país e seja qual for o ponto de contacto: redes sociais, ponto de venda, terminal de encomendas online, aplicação, sítio Web.
Os profissionais revelam que os consumidores são mais exigentes no que respeita à qualidade dos produtos que consomem. Mais conscientes das questões ecológicas, estão agora mais atentos à origem e à sazonalidade dos produtos que consomem. E o mesmo se aplica à escolha dos produtos para petiscar!
A oferta de pizza é dominante entre os restauradores independentes e a pizza é o segundo snack preferido dos portugueses (30%) *, a seguir aos hambúrgueres.
A pizza é um prato que está constantemente a evoluir e a reinventar-se, com tendências atuais como:
é uma variação ousada que se destaca pela ausência de molho de tomate. Em vez disso, é coberta com uma saborosa mistura de queijos como mozzarella, parmesão e azeite, mas novas variações também incluem outros queijos como gorgonzola ou ricota.
uma opção sem produtos de origem animal. As coberturas das pizzas veganas são geralmente feitas com legumes frescos, ervas aromáticas e proteínas vegetais, oferecendo uma experiência de sabor rica e equilibrada.
uma explosão de sabores arrojados e sofisticados com ingredientes de topo de gama, como combinações de sabores de queijos finos, trufas, marisco de qualidade e óleos aromatizados.
uma opção para os intolerantes.
São estas as tendências que os consumidores procuram.
Os pizzaiolos e os donos de restaurantes que se adaptarem a estas tendências, oferecendo pizzas de qualidade e inovadoras, conseguirão atrair e fidelizar os seus clientes.
Cabe-vos a vós, profissionais, aproveitar esta oportunidade para oferecer aos vossos clientes novas experiências adaptadas a esta nova tendência.
Descubra as nossas receitas de petiscos Maestrella inspiradas pelos melhores chefes no nosso sítio Web: INSPIRAÇÕES
Maestrella mozzarella líder para profissionais em frança. Já presente em mais de 60 países, incluindo a itália.
#RestaurationItalienne #Restauration #Pizzarias #Snacking #Gastronomie
#Restauranteitaliano #Restauração #Pizzarias #Snacking #Petiscar #Gastronomia
*Fonte : Multidados 2022
*Em França: No que respeita aos salgados, 37% dos consumidores preferem comer pizza fora de casa ou por entrega (38% em 2022), 27% preferem hambúrgueres (21% em 2022) e 23% preferem kebabs (9% em 2022).